Notícias

Sindipetro PA/AM/MA/AP exige prorrogação do recadastramento da Petros

Petros começou a recadastrar os participantes e assistidos dos dois maiores planos da Fundação: o Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) e o Plano Petros-2 (PP-2). Segundo a Petros

09/08/2017
Sindipetro PA/AM/MA/AP exige prorrogação do recadastramento da Petros

Segundo a Petros “será um trabalho complexo, que vai envolver um universo de mais de 120 mil pessoas, fundamental para o equilíbrio financeiro dos planos e o bom atendimento dos participantes”.

A campanha de recadastramento está sendo realizada em etapas. Em 1° de agosto começou o período de recadastramento dos participantes ativos, e o prazo para que esse grupo atualize seus dados na Petros vai até 15 de setembro. Em paralelo, continua aberto o período de recadastramento dos aposentados e pensionistas, que têm até 31 de agosto para atualizar seus dados junto à fundação.

Como acessar formulário de recadastramento

• O recadastramento será feito exclusivamente pelo Portal Petros. Para acessar o formulário é preciso ter a matrícula e a senha Petros – as mesmas usadas para acessar a área restrita do portal.

• Caso o participante tenha esquecido a matrícula e/ou a senha, na tela inicial do recadastramento deve clicar em “esqueci a matrícula” e/ou “esqueci ou não tenho senha”.

• Para recuperar a matrícula, é preciso informar CPF e data de nascimento. Já para obter a senha, é necessário digitar matrícula Petros, CPF e data de nascimento. Ao pedir a recuperação dos dados, a matrícula será informada na tela, e a senha será enviada para o e mail cadastrado na Fundação. Os participantes que não possuem e-mail cadastrado na Petros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento.

Será preciso enviar alguns documentos

• Os participantes precisarão enviar um documento de identidade de cada um dos dependentes, o CPF dos dependentes de mais de 12 anos, uma declaração da faculdade dos dependentes universitários, e certidão de óbito, caso algum deles tenha falecido.

• Já os documentos dos próprios participantes só precisarão ser enviados se eles mudarem algum dado pessoal que consta atualmente no cadastro da Petros. E basta enviar o documento relativo à informação que foi alterada. Por exemplo, se o nome do participante mudou, será necessário anexar a cópia da nova identidade; se o participante era solteiro

e se casou, precisará enviar uma cópia da certidão de casamento; se ao contrário, era casado e se separou, vai precisar da certidão de casamento com averbação de divórcio.
• Os documentos devem ser enviados digitalmente pelo próprio formulário de recadastramento, nos formatos JPEG, PDF ou TIFF. Isso significa que serão aceitas cópias escaneadas ou fotografias dos documentos, que podem ser feitas pelo celular, desde que tenham uma boa nitidez.

• E atenção: quem não se recadastrar terá o acesso à área do participante do portal bloqueado, não poderá receber empréstimo da Petros e pode ter o pagamento dos benefícios suspensos. Segundo informações oficiais, a Central de Relacionamento (0800 025 35 45) está recebendo um volume de ligações muito acima da média devido ao início do período de atualização cadastral dos assistidos. Segundo a empresa “Com isso, os participantes podem ficar numa fila de espera ou escutar sinal de ocupado.

A Petros solicita que, nesses casos, tentem novamente mais tarde ou até mesmo poucos dias depois, uma vez que a tendência é que haja muita concentração de ligações nos primeiros dias da campanha”.

Para a direção do Sindipetro PA/AM/MA/AP é necessário que o prazo para recadastramento seja prorrogado, pois os compartilhados da Amazônia não possuem pessoal experiente e capacitado para realizar a grande demanda de atendimentos para o recadastramento, o que está transferindo demandas (e sobrecarregando) as secretarias do Sindipetro em Belém (PA) e Manaus (AM). Além disso, o caráter totalmente online dificulta o recadastramento, principalmente, dos aposentados e pensionistas.

A direção também avalia que o envio de certos documentos é desnecessário para a atualização cadastral, o que causa mais transtornos do que ajuda os participantes.

Fonte: Boletim Sindipetro-PA/AM/MA/AP

Tags recadastramento petros

Contato

Avenida Presidente Vargas
502, 7º andar, Centro
Rio de Janeiro-RJ
CEP 20071-000
fednacpetroleiros@gmail.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos