Notícias

No dia do Halloween, Sindipetro-SJC denuncia direção da Petrobrás por tentar enterrar o ACT

Um caixão preto foi levado para a refinaria para representar a intenção da empresa de retirar direitos

31/10/2017
No dia do Halloween, Sindipetro-SJC denuncia direção da Petrobrás por tentar enterrar o ACT

O Sindipetro-SJC realizou um ato, na manhã desta terça-feira (31) de Halloween, na porta da Revap (Refinaria Henrique Lage), que mobilizou os trabalhadores do grupo 2 e do horário administrativo. O protesto atrasou cerca de 40 minutos a entrada dos trabalhadores. 

Aproveitando a data, o ato contou com um caixão preto que foi colocado na porta da refinaria. Foi uma forma de simbolizar o enterro do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) da categoria, que é a intenção clara da Petrobrás, desde o início das negociações da Campanha Salarial deste ano. A manifestação sensibilizou os trabalhadores, que aderiram ao protesto.

“Este é o Halloween dos petroleiros. Estamos aqui, pra chamar a atenção de vocês para a importância da mobilização para mostrarmos força e unidade. Se não lutarmos agora, nosso ACT vai ser enterrado pela empresa. Ainda dá tempo de impedirmos isso”, disse durante a assembleia o dirigente Júlio César Araújo.

Os petroleiros estão em plena negociação da Campanha Salarial. A Petrobrás apresentou, no final de setembro, uma proposta absurda que incluía retirada de direitos e extinção de inúmeras cláusulas do ACT. 

A proposta foi rejeitada pela categoria, em todo o país. Uma reunião solicitada pela FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) para o dia 10 de outubro, logo após a rodada de assembleias nas bases petroleiras de todo o país, mas a companhia cancelou.

Na semana passada, uma nova reunião foi agendada, para a próxima sexta-feira, dia 3.

“A Petrobrás marcou a reunião para o dia 3 mas já avisou que uma nova proposta será apresentada somente entre os dias 6 e 10 de novembro. Ou seja, uma clara tentativa de empurrar a negociação. Afinal, no dia 11 de novembro entra em vigor a reforma trabalhista. Por isso, a hora de fazer pressão e fechar um acordo sem retirada de direitos é agora!”, disse Julio.

Novos protestos devem ser realizados no início dos demais turnos da empresa.

 

Fonte: Sindipetro-SJC

Tags mobilização act

Contato

Avenida Presidente Vargas
502, 7º andar, Centro
Rio de Janeiro-RJ
CEP 20071-000
fednacpetroleiros@gmail.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos