Notícias

Eleições para o C.A

FNP indica o voto em Rosângela Buzanelli (1.000) ao C.A, denunciando o aspecto anti-democrático e a limitação do papel do cargo, sem deixar de criticar a falta de integração do atual mandato . Saiba mais!

21/01/2022
Eleições para o C.A

A direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), reunida nesta sexta-feira (21/01), decidiu declarar apoio à candidatura de Rosangela Buzanelli como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás

A FNP, federação que representa a maior parte da categoria petroleira, entende que é importante garantir que essa vaga seja preenchida por alguém que tenha uma visão crítica ao atual desmonte da empresa, porém, esse apoio não é incondicional e queremos que essa decisão sirva para fomentar a unidade na luta contra a privatização da Petrobrás e em defesa dos direitos da categoria petroleira. 

Dessa forma, queremos elencar 5 opiniões sobre o processo em curso:

1. A mobilização da categoria petroleira em defesa da Petrobrás 100% estatal é a nossa principal arma diante do processo de desmonte da companhia. É fundamental que a unidade na luta seja nossa prioridade nesse próximo período. Defendemos mesa única na negociação do próximo ACT e, desde já, queremos construir um calendário de mobilização unificado entre as federações para lutarmos pela reversão das privatizações que vem ocorrendo desde 2015. Para isso, é fundamental que a direção da FUP reveja sua postura e atenda ao chamado para unificar a luta da categoria petroleira. 

2. O processo de eleição do representante dos trabalhadores no CA é antidemocrático e restringe a atuação da categoria com a impossibilidade de um trabalhador com mandato sindical concorrer ao pleito. Por isso, não devemos ter ilusões. Sem uma articulação com todos os sindicatos, o mandato de representação no CA ficará esvaziado de sentido, frente a posição extremamente minoritária na composição do Conselho de Administração, que é em sua maioria patronal.

3. Ainda assim, é importante termos ao menos um membro não alinhado com gestores e governos e que minimamente nos mantenha informados e registre o contraponto às vendas de ativos. Reforçando que esta independência e combatividade deve persistir em qualquer que seja o governo.

4. Identificamos um sério problema no mandato da atual conselheira, que foi a ausência de comunicação com as bases da FNP, ou seja, da maior parte da categoria. Uma falha que Rosângela se comprometeu a corrigir, em recente reunião com a  Federação.

5. Dessa forma, a FNP - Federação Nacional dos Petroleiros, frente ao cenário colocado e hierarquizando sempre o chamado a um forum unitário das federações, indica o voto em Rosângela Buzanelli. A candidata se comprometeu com a luta em defesa da Petrobrás estatal e contra qualquer iniciativa que vise consolidar o processo de desmonte da Petrobrás. 

Isto posto, vamos arregaçar as mangas para derrotar, pelo menos nessa vaga, a dominação da patronal no Conselho de Administração da Petrobrás.

Tags fnp c.a petrobras

Contato

Av. Passos, 34 - Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20051-040 Telefone: 21 2263-5147
fednacpetroleiros@gmail.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos